Caldas Novas

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

1º TEXTO DE FILOSOFIA 3ºs ANOS


TURMAS: 09, 10, 11, e 12


O QUE É A RELIGIÃO

“Não é fácil encontrar uma definição precisa, aceite universalmente de religião. Isto deve se às grandes diferenças entre as tradições que comummente são categorizadas como religiões. Nos nossos dias, muitos filósofos da religião em vez de avançarem logo como uma definição restrita sobre o que consiste uma religião, preferem as vantagens em demarcar o que se entende por “religião” simplesmente apelando para muitos exemplos que a maioria das pessoas reconhece como sendo religiosos. Deste modo, uma caracterização habitual é a seguinte: Religiões incluem o Judaísmo, o Cristianismo, o Islão, o Hinduísmo e o Budismo e as tradições que se assemelham a uma ou a mais do que a uma destas grandes tradições. 
 Esta caracterização da religião pode ser designada como uma definição por exemplo, embora em termos mais técnicos possa ser referida como uma definição por casos paradigmáticos. É bom ter consciência das suas limitações desta definição. Pois esta definição por exemplo não aprofunda o que faz estas tradições serem religiões. 
O mesmo problema aconteceria se alguém definisse “religião” em termos da sua raiz latina. O termo religio significa “ligar”e ao sobressair se isso visa se sublinhar a noção de que a religião unifica as pessoas ou delimita a identidade de cada pessoa. Mas não nos dá mais nada. Presumivelmente, nem tudo o que unifica as pessoas ou que define a identidade de uma pessoa é religioso.

Eis três propostas de definição da religião e algumas das suas dificuldades.

“Religião” pode ser definida em termos de crença ou de veneração de Deus ou deuses. Mas tal definição tem a consequência indesejável de classificar versões ateias do Budismo como não religiosas.

Alternativamente, “religião” pode ser definida em termos de reverência ou de temor, a um tal ponto que ser religioso é ter reverência e temor perante algo que se acredita ser sagrado. Mas isto interditaria a consideração de religiosos todos aqueles membros do mundo religioso que tratam a sua relação com o sagrado segundo o interesse próprio, mais do que em termos de temor ou reverência. Algumas religiões primitivas são descritas como não possuindo o temor e a reverência que caracterizam tipicamente a “veneração” e que poderiam ser também excluídos por este tipo de definição.

RITOS

Porque a religião liga humanos e divindade, porque organiza o espaço e o tempo, os seres humanos precisam garantir que a ligação e a organização se mantenham e sejam sempre propícias. Para isso são criados os ritos.

O rito é uma cerimônia em que gestos determinados, palavras determinadas, objetos determinados, pessoas determinadas e emoções determinadas adquirem o poder misterioso de presentificar o laço entre os humanos e a divindade. No entanto, uma vez fixada a simbologia de um ritual, sua eficácia dependerá da repetição minuciosa e perfeita do rito, tal como foi praticado na primeira vez, porque nela os próprios deuses orientaram gestos e palavras dos humanos.
Um rito religioso é repetitivo em dois sentidos principais: a cerimônia deve repetir um acontecimento essencial da história sagrada (por exemplo, no cristianismo, a eucaristia ou a comunhão, que repete a Santa Ceia); e, em segundo lugar, atos, gestos, palavras, objetos devem ser sempre os mesmos, porque foram, na primeira vez, consagrados pelo próprio Deus.

ATIVIDADES

1) Leia todo o texto com atenção e faça um resumo abordando todos os paragráfos.