Caldas Novas

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

 2º TEXTO DE FILOSOFIA 2º ANOS

TURMAS 05, 06, 07 e 08

O QUE É IDEOLOGIA

Ideologia é um termo que possui diferentes significados e duas concepções: a neutra e a crítica. No senso comum o termo ideologia é sinônimo ao termo ideário, contendo o sentido neutro de conjunto de idéias, de pensamentos, de doutrinas (conjunto de crenças) ou de visões de mundo de um indivíduo ou de um grupo, orientado para suas ações sociais e, principalmente, políticas. Para autores que utilizam o termo sob uma concepção crítica, ideologia pode ser considerado um instrumento de dominação que age por meio de convencimento (persuasão ou dissuasão, mas não por meio da força física) de forma prescritiva, alienando (Alienação refere-se à diminuição da capacidade dos indivíduos em pensar em agir por si próprios) a consciência humana.
Karl Marx, filósofo alemão, se preocupava muito com a questão da alienação do homem, principalmente em duas de suas obras, "Os "Manuscritos Econômico-Filosóficos de 1844" e "Elementos para a Crítica da Economia Política" (1857-58)". Procuravam demonstrar a injustiça social que havia no capitalismo, afirmando que se tratava de um regime econômico de exploração, sendo a mais-valia uma grande arma do sistema.
Para Karl Marx, a ideologia age mascarando a realidade. Já o sociólogo contemporâneo John B. Thompson oferece uma formulação crítica ao termo ideologia, derivada daquela oferecida por Marx, mas que lhe retira o caráter de ilusão (da realidade) ou de falsa consciência, e concentra-se no aspecto das relações de dominação.
Histórico
A origem do termo ocorreu com Destutt de Tracy,( Antoine-Louis-Claude Destutt, o conde de Tracy (Paris, 20 de julho de 1754), foi um filósofo, político, soldado francês e líder da escola filosófica dos Ideólogos. Criou o termo idéologie (1801) no tempo da Revolução Francesa, com o significado de ciência das idéias, tomando-se idéias no sentido bem amplo de estados de consciência.. Posteriormente, concluíram que esta palavra ganharia um sentido novo quando Napoleão chamou De Tracy e seus seguidores de "ideólogos" no sentido de "deformadores da realidade". No entanto, os pensadores da Antiguidade Clássica ( por volta do século VIII a.C) e da Idade Média (que decorre do século V ao X) já entendiam ideologia como o conjunto de idéias e opiniões de uma sociedade.
Karl Marx desenvolveu uma teoria a respeito da ideologia na qual concebe a mesma como uma consciência falsa, proveniente da divisão entre o trabalho manual e o intelectual. Nessa divisão, surgiriam os ideólogos ou intelectuais que passariam a operar em favor da dominação ocorrida entre as classes sociais, por meio de idéias capazes de deformar a compreensão sobre o modo como se processam as relações de produção.

ATIVIDADE


1) Leia com atenção. O sociólogo John B. Thompson faz uma análise minuciosa sobre três desenvolvimentos encontrados ao longo da obra de Marx sobre o termo ideologia, com convergências e divergências entre si, batizados por Thompson como:
(1) polêmica, (2) epifenomênica e (3) latente.

2) Explique no BLOG em grupo, esta análise de Jonh B. Thompson sobre a obra de Karl Marx.


3) Acesse ao link:  Ideologia - Cazuza e faça um resumo da música da forma que voce entendeu.