Caldas Novas

domingo, 22 de agosto de 2010

2º TEXTO DE FILOSOFIA 2ºs ANOS

TURMAS: 05, 06, 07,e 08

A Realidade Ideológica


A ideologia surgiu como mecanismo da classe dominante para inculcar na classe explorada a impressão de estarem em igualdade perante a realidade. A verdadeira realidade, nesse caso, é distorcida; porque ela é uma arte concebida por homens que agem naturalmente, enquanto a ideologia é uma arte concebida pelo interesse que o homem tem em dominar a realidade. Esse interesse faz com que a idéia de estado seja abalada. A partir desse momento o estado não age em favor do bem estar em geral, e sim, em favor do bem estar do sujeito de um interesse. O falseamento da realidade se faz necessário para evitarem indisciplina ou revoluções que possam vir a tirar a classe dominante do poder.


Desde que o homem começou a viver em sociedade, ele precisou criar divisões para poder realizar todas as tarefas que faziam parte do seu meio ou da sua própria casa; essas divisões são conhecidas como divisões do trabalho. Nos primórdios, uma das primeiras divisões de trabalho foi a divisão da tarefa familiar. O homem, em geral, era responsável pela caça, pela proteção da sua aldeia e pelo plantio de culturas enquanto a mulher se dedicava à criação dos filhos, ao cozimento dos alimentos e à administração do lar, visto que, ficava nele a maior parte do tempo.


Com o desenvolver da sociedade, por exemplo, na cultura egípcia, a criação de órgãos responsáveis pela manutenção social se fez necessário. O faraó era responsável por várias partes menores, que administravam partes do Egito antigo, e o seu poder lhe foi conferido acreditando-se que ele resolveria todos os impasses, e manteria uma qualidade de vida social a toda a sociedade egípcia. Naquele período, a sociedade era formada por artesãos, ourives, soldados, camponeses, entre outros. Eles eram responsáveis pela produção, pela manutenção, pela proteção ou pelo controle dos bens do império.


QUESTÃO 1 


Faça uma comparação desta frase: O falseamento da realidade se faz necessário para evitarem indisciplina ou revoluções que possam vir a tirar a classe dominante do poder. 

 Com esta: Faraó era responsável por várias partes menores, que administravam partes do Egito antigo, e o seu poder lhe foi conferido acreditando-se que ele resolveria todos os impasses, e manteria uma qualidade de vida social a toda a sociedade egípcia. 


Considerando as ideologias neste texto: Fale da realidade do tempo do Egito e Faraó e fale também desta frase que retrata nosso tempo, o agora.