Caldas Novas

domingo, 17 de outubro de 2010

FiLOSOFIA PARA OS 3º ANOS
ESTE TRABALHO VALE 3,0 P. 
ACESSE AOS LIKS E ASSISTA OS TRES VÍDEOS. DE ACORDO COM ESSES, FAÇA UM TRABALHO COM INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO E CONCLUSÃO.
POSTAGEM ATÉ DIA 09/11/2010

Link 1-http://www.youtube.com/watch?v=gy-QNzQFUkw

Link 2- http://www.youtube.com/watch?v=2dR1foEXWZ8

Link 3- http://www.youtube.com/watch?v=0upW8a3QunA

61 comentários:

  1. A ética é uma característica inerente a toda ação humana e, por esta razão, é um elemento vital na produção da realidade social. Todo homem possui um senso ético, uma espécie de "consciência moral", estando constantemente avaliando e julgando suas ações para saber se são boas ou más, certas ou erradas, justas ou injustas.Existem sempre comportamentos humanos classificáveis sob a ótica do certo e errado, do bem e do mal.A ética está relacionada à opção, ao desejo de realizar a vida, mantendo com os outros relações justas e aceitáveis. Via de regra está fundamentada nas idéias de bem e virtude, enquanto valores perseguidos por todo ser humano e cujo alcance se traduz numa existência plena e feliz.

    Aluna: Aline Ribeiro Da Costa
    Serie: 3° ano , Turma: 12

    ResponderExcluir
  2. No video podemos observar da importância de sabermos diferenciar a ética da moral e poder,conhecer seus principios, a necessidade que o jovem te de saber sobre o assunto.
    As doutrinas éticas fundamentais nascem e se desenvolvem em diferentes épocas e sociedades como respostas aos problemas básicos apresentados pelas relações entre os homens e em particular pelo seu comportamento moral efetivo.
    Cada um de nós tem uma ética. Cada um de nós, por mais influenciado que seja pelo relativismo e pelo pluralismo de nossos dias, tem um sistema de valores interno que consulta (nem sempre, a julgar pela incoerência de nossas decisões) no processo de fazer escolhas. Nem sempre estamos conscientes dos valores que compõem esse sistema, mas eles estão lá, influenciando decisivamente nossas opções.
    Os estudiosos do assunto geralmente agrupam as alternativas éticas de acordo com o seu princípio orientador fundamental
    Moral é um conjunto de normas que regulam o comportamento do homem em sociedade, e estas normas são adquiridas pela educação, pela tradição e pelo cotidiano.
    A Moral sempre existiu, pois todo ser humano possui a consciência Moral que o leva a distinguir o bem do mal no contexto em que vive.
    Logo,podemos entender de moral um conjunto de normas e regras, ética é entendida como a ciência da moral. As duas são atitudes que vão ser feitas pelo homem e classificadas como boa ou ruim pela sociedade. As coisas que são feitas pelo seres humano, é que vai diferenciar quando são atitudes certas ou erradas e, será julgada pelos demais membros formadores da humanidade que convivem em sociedade.

    Aluna: Rauana Genero
    Série: 3ºano Turma: 12

    ResponderExcluir
  3. Maykon

    No vídeo eu observei que cada individuo deve ter um moral boa por que se esse individuo não tiver uma boa moral ele pode ser preso pela justiça
    por isso temos que observa moral que o leva a distinguir o bem do mal no contexto em que vive.
    Logo,podemos entender de moral um conjunto de normas e regras. E a ética é entendida como a ciência da moral. As duas são atitudes que vão ser feitas pelo homem e classificadas como boa ou ruim pela sociedade.


    Aluno: Maykon Fonseca
    Série: 3°ano Turma:12

    ResponderExcluir
  4. Pelo videos e meu entedimento a Etica é um ramo da filosofia que busca estudar e indicar o melhor modo de viver no cotidiano, e na sociedade pelos videos assistidos a ética não se resume ao estudo da moral mas a todo o campo do conhecimento que não é abrangido na física, metafísica, estética, e etc...
    São questões de que a pessoa faz o bem ou o mal o melhor e o pior para as pessoa que estão sempre ao seu lado ajudando a cada dia são questões de principios que devemos ter uns para com os outros, respeitando o seus devidos lugares para que todos nos termos uma ética poder e moral justa.


    Aluna:Priscylla Maracaipe
    Série:3° ano Turma:12

    ResponderExcluir
  5. O que entedemos da ética que é o meio da filosofia e esta relacionada ao desejo de realizar a nossa vida. E tambem as coisas que sao feitas pelo ser humano é sim o que vai diferenciar
    as atitudes certas ou erradas.
    moral é o que leva a distiguir o bem e o mal.

    Aluna: Neyvanne Muniz
    turma:12

    ResponderExcluir
  6. ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social.

    A ética é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais. Do ponto de vista da Filosofia, a Ética é uma ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos.

    Cada sociedade e cada grupo possuem seus próprios códigos de ética. Num país, por exemplo, sacrificar animais para pesquisa científica pode ser ético. Em outro país, esta atitude pode desrespeitar os princípios éticos estabelecidos. Aproveitando o exemplo, a ética na área de pesquisas biológicas é denominada bioética.

    Além dos princípios gerais que norteiam o bom funcionamento social, existe também a ética de determinados grupos ou locais específicos. Neste sentido, podemos citar: ética médica, ética de trabalho, ética empresarial, ética educacional, ética nos esportes, ética jornalística, ética na política, etc.

    Uma pessoa que não segue a ética da sociedade a qual pertence é chamado de antiético, assim como o ato praticado.

    A moral tem como idéia e valor central o conceito de bem, que pode ser entendido como tudo aquilo que promove e desenvolve o ser humano. A partir dessa idéia central é são retirados princípios e diretrizes até se chegar às regras morais, que influenciam o comportamento e a mentalidade humana.

    Camila Mesquita
    3º ano
    T=12

    ResponderExcluir
  7. Nos vidios percebemos as deferências entre:ética moral,normas morais,juridecas.E as transformações das normas morais e direito.

    Ética é a ciência que tem cmo objetivo os juizos de valores que destinguem entre o bem e o mal.
    "A caracteristica especifica do homem em comparação com os outros animais e que somente ele tem o sentimento do bem e do mal,do justo e do injusto e de outras qualidades morais."
    (Aristoteles)

    as nornas morais e juridecas,tem como base,num primeiro momento,a relação do homem com sua própria condição humana.Esto é com a realização de potencialidades de vida,o desenvolvimento das capacidades do homem.A virtude consiste em assumir a responsabilidade por sua própria existência.O mal constitui mutilação das capacidades dos homens;
    o vicio reside na irresponsabilidade."
    (Fromm Erich)

    As transformações das normas morais e direito,consiste em determinar como as pessoas devem proceder.Embora o dereito prescreva nornmas que objetivam organizar as relações das pessoas em sociedade,estas visam prevenir e dirimir conflito.Tanto as normasda moral quanto as do direito são emperativas,se orientão pelos valores próprios de cada sociedade e mudam de acordo com as transformações socias.

    Por fim,a ética é a busca do conhecimento do ser para construir quilo que deve ser.A moral é o consentimento:niilismo ético,permissivismo moral,fatores objetivos,costumes,dedução,liberdade e responsabilidade pessoal.



    ALUNA:VANESCA LOPES DA SILVA
    TURMA:12
    SERIE:3ª ANO

    ResponderExcluir
  8. Moral é um conjunto de normas que regulam o comportamento do homem em sociedade, e estas normas são adquiridas pela educação, pela tradição e pelo cotidiano. Durkheim explicava Moral como a “ciência dos costumes”, sendo algo anterior a própria sociedade. A Moral tem caráter obrigatório.
    Já a palavra Ética, defini como um “conjunto de valores que orientam o comportamento do homem em relação aos outros homens na sociedade em que vive, garantindo, outrossim, o bem-estar social”, ou seja, Ética é a forma que o homem deve se comportar no seu meio social
    A Moral sempre existiu, pois todo ser humano possui a consciência Moral que o leva a distinguir o bem do mal no contexto em que vive. Surgindo realmente quando o homem passou a fazer parte de agrupamentos, isto é, surgiu nas sociedades primitivas, nas primeiras tribos. A Ética teria surgido com Sócrates, pois se exigi maior grau de cultura. Ela investiga e explica as normas morais, pois leva o homem a agir não só por tradição, educação ou hábito, mas principalmente por convicção e inteligência. Vásquez (1998) aponta que a Ética é teórica e reflexiva, enquanto a Moral é eminentemente prática. Uma completa a outra, havendo um inter-relacionamento entre ambas, pois na ação humana, o conhecer e o agir são indissociáveis.
    E o que distingue as normas jurídicas das demais normas (morais, religiosas e de controle social - este último grupo é motivo de controvérsia na doutrina) é a sua cogência, isto é, a sua obrigatoriedade. O cumprimento da norma jurídica é imposta pelo Estado. As demais normas produzem sanções difusas, isto é, pela própria sociedade.
    Enfim, Ética e Moral são os maiores valores do homem livre. Ambos significam "respeitar e venerar a vida". O homem, com seu livre arbítrio, vai formando seu meio ambiente ou o destruindo, ou ele apóia a natureza e suas criaturas ou ele subjuga tudo que pode dominar, e assim ele mesmo se torna no bem ou no mal deste planeta. Deste modo, Ética e a Moral se formam numa mesma realidade.


    Aluna: Jéssica Siqueira
    Série:3° Ano Turma:12

    ResponderExcluir
  9. Ética vem do grego ethos que quer dizer "modo de ser", ou "caráter", enquanto maneira de vida que o homem adquire ou conquista. Mais objetivamente, pode-se definir ética como sendo um conjunto sistemático de conhecimentos racionais e objetivos a respeito do comportamento humano, moral, tal como colocado por Adolfo Sánches VÁZQUEZ (1982). Entrementes, a ética se advém dos conhecimentos racionais e objetivos, contudo, a própria coisa ser racional e objetiva deve ter um ponto de partida, isto significa dizer, o racional e objetivo vai servir a quem? Quem está dizendo o que é certo ou errado? E é aí onde entra a questão da ética dos tempos hodiernos que não tem nada de racional e objetivo.
    A ética se confunde muitas vezes com a moral, todavia, deve-se deixar claro que são duas coisas diferentes, considerando-se que ética significa a teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade, enquanto que moral, quer dizer, costume, ou conjunto de normas ou regras adquiridas com o passar do tempo. A ética é o aspecto científico da moral, pois tanto a ética como a moral, envolve a filosofia, a história, a psicologia, a religião, a política, o direito, e toda uma estrutura que cerca o ser humano. Isto faz com que o termo ética necessita ter, em verdade, uma maneira correta para ser empregado, quer dizer, ser imparcial, a tal ponto a ser um conjunto de princípios que norteia uma maneira de viver bem, consigo próprio, e com os outros.
    É claro que a ética e a moral devem e estão caminhando lado a lado com a liberdade, entretanto, não se deve esquecer que a liberdade não tem a conotação que os tempos modernos têm dado. A liberdade é a concepção natural de uma pessoa ou animal ser livre, mas ser livre, significa, antes de tudo, algumas limitações que a própria Lei Natural impõe ao ser humano. Hoje o termo liberdade tomou significado diferente, tal como o de libertinagem. Assim, liberdade parte em princípio do respeito aos direitos alheios, onde, dialeticamente, não se constata, que na vida prática exista o respeito ao homem em si, o que existe na consciência humana é o respeito a si mesmo, a busca de tudo, para si próprio, e o resto que procure respeitar os direitos dos outros, sem nenhuma contra-partida.
    Como podemos perceber a Moral sempre existiu, pois todo o ser humano possui a consciência Moral. Esta surgiu realmente quando o homem começou a fazer parte de agrupamentos, isto é, quando surgiu a sociedade. Já a Ética sugiu com Sócrates, quando este explicou que as normas morais não é somente o homem agir por tradição, educação ou hábito, mas principalmente por convicção e inteligência.



    Aluno:Danilo Tundello
    Série:3° Ano Turma:12

    ResponderExcluir
  10. É de extrema importância, para um cidadão saber diferenciar ética, moral e o direito. Essas áreas são totalmente distintas, elas servem para manter uma ordem dentro da sociedade. A moral é um conjunto de regras que todas as pessoas têm, ela serve para garantir o seu bem estar e o respeito em uma vida social. Ela se torna variável se compararmos uma cultura com outra, as vezes achamos que algumas culturas são insanas, esse nosso ponto de vista depende do nosso conceito de moral que e diferente dos outros.
    A ética é uma coisa universal que todos aprendemos a ter desde criança dentro de casa. Ela é uma filosofia que serve para refletirmos sobre nossas ações e por em pratica o que é correto. A ética é importante para que possamos respeitar os outros e a dignidade de cada ser, serve também para nos orientar para o caminho do bem.
    O direito consiste em um conjuntos de regras que cada país tem o seu que se chama constituição. Elas são ditas em formas de leis, que servem para manter a ordem na sociedade.Isso é a prova que nenhum ser humano é livre, porque temos que seguir o que o sistema político e a elite dita, para termos uma vida “pacífica”.


    Aluno: Raphael Alves da Luz
    Série:3° Ano Turma:12

    ResponderExcluir
  11. Ética, é um “conjunto de valores que orientam o comportamento do homem em relação aos outros homens na sociedade em que vive, garantindo, outrossim, o bem-estar social”, ou seja, Ética é a forma que o homem deve se comportar no seu meio social.

    A Moral não é somente um ato individual, pois as pessoas são, por natureza, seres sociais, assim percebe-se que a Moral também é um empreendimento social. E esses atos morais, quando realizados por livre participação da pessoa, são aceitas, voluntariamente.

    Ética e Moral são os maiores valores do homem livre. Ambos significam "respeitar e venerar a vida". O homem, com seu livre arbítrio, vai formando seu meio ambiente ou o destruindo, ou ele apóia a natureza e suas criaturas ou ele subjuga tudo que pode dominar, e assim ele mesmo se torna no bem ou no mal deste planeta. Deste modo, Ética e a Moral se formam numa mesma realidade.



    Aluna:Letícia Veras de Araujo
    Serie:3° Turma:12

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. O trabalho de filosofia tem o objetivo principal de esclarecer a diferença entre ética e moral, mostrando que a ética não se confunde com a moral, a moral é a regulação dos valores e comportamentos considerados legítimos por uma determinada sociedade, um povo, uma religião, uma certa tradição cultural etc. Há morais específicas, também, em grupos sociais mais restritos: uma instituição, um partido político... Há, portanto, muitas e diversas morais. Isto significa dizer que uma moral é um fenômeno social particular, que não tem compromisso com a universalidade, isto é, com o que é válido e de direito para todos os homens. Exceto quando atacada: justifica-se dizendo-se universal, supostamente válida para todos. Mas, então, todas e quaisquer normas morais são legítimas? Não deveria existir alguma forma de julgamento da validade das morais? Existe, e essa forma é o que chamamos de ética. A ética é uma reflexão crítica sobre a moralidade. Mas ela não é puramente teoria. A ética é um conjunto de princípios e disposições voltados para a ação, historicamente produzidos, cujo objetivo é balizar as ações humanas. A ética existe como uma referência para os seres humanos em sociedade, de modo tal que a sociedade possa se tornar cada vez mais humana. A ética pode e deve ser incorporada pelos indivíduos, sob a forma de uma atitude diante da vida cotidiana, capaz de julgar criticamente os apelos a críticos da moral vigente. Mas a ética, tanto quanto a moral, não é um conjunto de verdades fixas, imutáveis. A ética se move, historicamente, se amplia e se adensa. Para entendermos como isso acontece na história da humanidade, basta lembrarmos que, um dia, a escravidão foi considerada " natural". Entre a moral e a ética há uma tensão permanente: a ação moral busca uma compreensão e uma justificação crítica universal, e a ética, por sua vez, exerce uma permanente vigilância crítica sobre a moral, para reforçá-la ou transformá-la.
    Não só no Brasil se fala muito em ética, hoje. Mas temos motivos de sobra para nos preocuparmos com a ética no Brasil. O fato é que em nosso país assistimos a uma degradação moral acelerada, principalmente na política. Ou será que essa baixeza moral sempre existiu? Será que hoje ela está apenas vindo a público? Uma ou outra razão, ou ambas combinadas, são motivos suficientes para uma reação ética dos cidadãos conscientes de sua cidadania. O tipo de desenvolvimento econômico vigente no Brasil tem gerado estruturalmente e sistematicamente situações práticas contrárias aos princípios éticos: gera desigualdades crescentes, gera injustiças, rompe laços de solidariedade, reduz ou extingue direitos, lança populações inteiras a condições de vida cada vez mais indignas. E tudo isso convive com situações escandalosas, como o enriquecimento ilícito de alguns, a impunidade de outros, a prosperidade da hipocrisia política de muitos etc. Afinal, a hipocrisia será de todos se todos não reagirem eticamente para fazer valer plenamente os direitos civis, políticos e sociais proclamados por nossa Constituição. Pela forma como foram abordados os temas pautados no presente trabalho, concluí após análise dos assuntos pesquisados e dos vídeos assistidos, assim como pelas considerações apontadas no transcorrer do desenvolvimento deste, que é de fundamental importância a preocupação com a ética e a moral na formação de um mundo melhor.

    AILLA CRISTINA DE BRITO SANTOS 3°12

    ResponderExcluir
  15. Nos vídeos pude observar que o homem moderno se depara com diferentes caminhos para se chegar a determinados fins, e a escolha deste ou daquele caminho deve ser feita através de valores éticos, tanto nas situações cotidianas quanto nas grandes decisões, o ser humano deve se portar de maneira crítica com relação às suas ações, fazendo um juízo de valor, entre o certo e o errado, o bem e o mal, o justo e o injusto.

    A ética vem sempre a se confunde muitas vezes com a moral, todavia, deve-se deixar claro que são duas coisas diferentes, considerando-se que ética significa a teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade, enquanto que moral, quer dizer, costume, ou conjunto de normas ou regras adquiridas com o passar do tempo. A ética é o aspecto científico da moral, pois tanto a ética como a moral, envolve a filosofia, a história, a psicologia, a religião, a política, o direito, e toda uma estrutura que cerca o ser humano. Isto faz com que o termo ética necessita ter, em verdade, uma maneira correta para ser empregado, quer dizer, ser imparcial, a tal ponto a ser um conjunto de princípios que norteia uma maneira de viver bem, consigo próprio, e com os outros.

    Enfim como cita no terceiro vídeo Ética é a busca do conhecimento do ser para construir aquilo que deve ser, ou seja, o ser humano so será algo na vida, ou realizará ações diante do que ele contruir em meio a socieldade justa.


    Tayse Cássia de Araújo Costa.
    Série:3°Ano Turma 12

    ResponderExcluir
  16. Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social.
    A ética é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais. Do ponto de vista da Filosofia, a Ética é uma ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos.
    Cada sociedade e cada grupo possuem seus próprios códigos de ética. Num país, por exemplo, sacrificar animais para pesquisa científica pode ser ético. Em outro país, esta atitude pode desrespeitar os princípios éticos estabelecidos. Aproveitando o exemplo, a ética na área de pesquisas biológicas é denominada bioética.
    Além dos princípios gerais que norteiam o bom funcionamento social, existe também a ética de determinados grupos ou locais específicos. Neste sentido, podemos citar: ética médica, ética de trabalho, ética empresarial, ética educacional, ética nos esportes, ética jornalística, ética na política, etc.
    Uma pessoa que não segue a ética da sociedade a qual pertence é chamado de antiético, assim como o ato praticado. . Ética e Moral são os maiores valores do homem livre. Ambos significam "respeitar e venerar a vida". O homem, com seu livre arbítrio, vai formando seu meio ambiente ou o destruindo, ou ele apóia a natureza e suas criaturas ou ele subjuga tudo que pode dominar, e assim ele mesmo se torna no bem ou no mal deste planeta. Deste modo, Ética e a Moral se formam numa mesma realidade.

    Geany Lorena Alves Dantas
    Série: 3º Ano
    Turma: 09

    ResponderExcluir
  17. pelo vídeo podemos saber sobre ética que é um conjunto de principios que forman a nossa conduta.Ética e moral sempre deixa a confundir mas são de princíos diferentes sendo que etica é mais voltada para teoria e moral significa um conjuto de normas a serem cumpridas.portando a relação do bem e do mal se encaixa nesse contexto que é a forma de nos comportarmos perante as situaçoes vividas no cotidiano

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Ao observar os videos podemos perceber a diferença presente entre ETICA E MORAL, onde a confusão que acontece entre as palavras é bastante presente em nosso meio.
    A ética é a forma com que as pessoas tem que ser comporta na sociedade, como elas devem agir umas com as outras.. é um conjunto de valores que as pessoas tem que ter, e a moraal
    é um conjunto de normas ja pre estabelecidas pela sociedade, tipo o que eles pensam que é correto ou não, é uma coisa grupal enquanto a etica é individual.
    Enfim, etica e moral são os maiores valores do homem livre.Os dois significam "respeitar e venerar a vida".


    Bruna Gonçalves Guimarães
    3º "12"

    ResponderExcluir
  20. Esse trabalho visa, como objetivo principal mostrar a diferença entre a ética e moral, mostrando que a ética não se confunde com a moral,Os vídeos falam sobre a ética,que é como um “conjunto de valores que orientam o comportamento do homem em relação aos outros homens na sociedade em que vive, garantindo, assim,o bem-estar social”, ou seja, Ética é a forma que o homem deve se comportar no seu meio social, A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social.
    A moral é um conjunto de regras que todas as pessoas têm, ela serve para garantir o seu bem estar e o respeito em uma vida social. Ela se torna variável se compararmos uma cultura com outra, as vezes achamos que algumas culturas são insanas, esse nosso ponto de vista depende do nosso conceito de moral que e diferente dos outros.

    Luana Caroline Carvalho
    3º '09'

    ResponderExcluir
  21. Os videos falam sobre conjuntos da filosofia , que são :
    Moral , ética e poder .
    A Ética seria estituida pelo comportamento virtuoso..em conformidade com a natureza social e cutural.
    contribuoindo para o bem estar coletivo os principios e a diferença de moral e direito .
    a etica é principio , permanente, universal, regra, teoria
    moral é aspecto de condutas especificas , temportal ,cultural conduta da regra , pratica
    ética é a ciencia q tem como objeto o juizo de valor q distingue entre o bem e o mal .
    A moral sempre refletindo a visao do mundo e os interesses das elites.
    A moral atinge a disversos aspectos , a moral caracteriza em tese pela liberdade , escolha individual pra ser aceita.
    A consciencia moral , permite o desenvolvimento do saber e toda essa racionalidade. Moral é entendida como um conjunto de normas e regras
    é tudo que devemos ser mas não somos. Mostra tudo que tem valor e que deve ser obedecido para o bem de todos, não tendo que pensar mas pra mim e sim pra todos. Estas palavras das leis e da moral e da razão, falam e demonstram as coisas corretas, certas de valor bom, que valem a pena investir e que unem as pessoas.

    Paloma Silva Aguiar
    Matutino 3Ano sala 09

    ResponderExcluir
  22. Até o dia 15/11/2010, apenas 21 alunos de todos os 3º anos, haviam se preocupado com a atividade que tem como valor 3,0 pontos. Fico a apensar será que três pontos podem ser dispensado assim?
    Oxalá!!! que todos tivessem os mesmos compromissos!!!
    Profª CIDA

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. É o ramo da filosofia que busca estudar e indicar o melhor modo de viver no cotidiano e na sociedade. Diferencia-se da moral, pois enquanto esta se fundamenta na obediência a normas, tabus, costumes ou mandamentos culturais, hierárquicos ou religiosos recebidos, a ética, ao contrário, busca fundamentar o bom modo de viver pelo pensamento humano.
    tem por objetivo facilitar a realização das pessoas. Que o ser humano chegue a realizar-se a sí mesmo como tal, isto é, como pessoa. A Ética se ocupa e pretende a perfeição do ser humano. Pode ser um conjunto de regras, princípios ou maneiras de pensar que guiam, ou chamam a si a autoridade de guiar, as ações de um grupo em particular (moralidade), ou é o estudo sistemático da argumentação sobre como nós devemos agir.
    Ética é a investigação geral sobre aquilo que é bom.

    ResponderExcluir
  25. Através dos videos podemos concluir que etimologicamente ética e moral são palavras sinônimas.
    Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado.
    Afinal, o que é ética?
    ÉTICA É ALGO QUE TODOS PRECISAM TER.
    Alguns dizem que têm.
    Poucos levam a sério.
    Ninguém cumpre à risca...
    Moral significa tudo o que se submete a todo valor onde devem predominar na conduta do ser humano as tendências mais convenientes ao desenvolvimento da vida individual e social, cujas aptidões constituem o chamado sentido moral dos indivíduos.





    Alguns diferenciam ética e moral de vários modos:

    1. Ética é princípio, moral são aspectos de condutas específicas;

    2. Ética é permanente, moral é temporal;

    3. Ética é universal, moral é cultural;

    4. Ética é regra, moral é conduta da regra;

    5. Ética é teoria, moral é prática.



    Aluna: Raysa Peçanha
    Série/turma: 3º "12"

    ResponderExcluir
  26. ALUNA:JESSICA PEREIRA TURMA:09
    Ética e moral
    Em Filosofia, Ética significa o que é bom para o indivíduo e para a sociedade, e seu estudo contribui para estabelecer a natureza de deveres no relacionamento indivíduo - sociedade. Moral é um conjunto de normas, princípios, preceitos, costumes, valores que norteiam o comportamento do indivíduo no seu grupo social.

    Diferença entre ética e moral:

    Ética é o principio, moral são aspectos de condutas especificas;
    Ética é temporal, moral é temporária;
    Ética é universal, moral é cultural;
    Ética é a pratica, moral é a Teoria.
    Direito e moral
    Direito e Moral podem ser facilmente associados se pensarmos o direito como sendo o conjunto de normas que tenta regular e organizar a vida em sociedade, solucionando os conflitos entre os indivíduos, visto que a moral é um ramo das Ciências Sociais que também se preocupa com o estudo de normas reguladoras da vida social.
    O Direito busca estabelecer o regramento de uma sociedade delimitada pelas fronteiras do Estado. As leis têm uma base territorial, elas valem apenas para aquela área geográfica onde uma determinada população ou seus delegados vivem. O Direito Civil, que é referencial utilizado no Brasil, baseia-se na lei escrita. A Comum Law, dos países anglo-saxões, baseia-se na jurisprudência. As sentenças dadas para cada caso em particular podem servir de base para a argumentação de novos casos. O Direito Civil é mais estático e a Common Law mais dinâmica.
    A Moral estabelece regras que são assumidas pela pessoa, como uma forma de garantir o seu bem-viver. A Moral independe das fronteiras geográficas e garante uma identidade entre pessoas que sequer se conhecem, mas utilizam este mesmo referencial moral comum.
    Transformações para normas morais
    Dissemos que o sistema moral de cada grupo social é elaborado ao longo do tempo de acordo com os valores reconhecidos por aquele grupo como significativos para a convivência social.
    Num primeiro momento, esses valores são adquiridos pelos indivíduos como uma herança cultural. Cada indivíduo assimila, desde a infância noções do que é bom e desejável, e também do que é ruim desaconselhável ou repugnante. De acordo com esses valores, ele passará a julgar como bons ou maus o seu próprio comportamento e dos outros.

    o Direito têm em comum a Ética uma vez que ambas se constituem em normas de comportamento. Apesar de todas normas serem imperativas ao fixarem diretrizes da conduta humana, apenas a jurídica é autorizante, o que a distingue da moral. Assim, a norma jurídica é bilateral, pois se dirige a duas pessoas e de duas maneiras: autorizante e imperativamente. De um lado, como imperativo, impõe dever a determinada pessoa, dizendo o que ela deve fazer; do outro, autoriza o lesado, por sua violação, a exigir o dever.
    Conclusão
    a sociedade é todo grupo. De pessoas que vivem e trabalham juntas durante um... Essencialista, moral individualista e ética de responsabilidade. É extremamente importante saber diferenciar a Ética da Moral e do Direito. Estas três áreas de conhecimento se distinguem, porém têm grandes vínculos e até mesmo sobreposições.
    E PORQUE ESTOU SEM ORKUT AI ESTA AQUI MEU TRABALHO ALUNA:JESSICA PEREIRA MOREIRA n°19 TURMA:09

    ResponderExcluir
  27. ALUNA : JESSICA PEREIRA MOREIRA
    Ética e moral
    Em Filosofia, Ética significa o que é bom para o indivíduo e para a sociedade, e seu estudo contribui para estabelecer a natureza de deveres no relacionamento indivíduo - sociedade. Moral é um conjunto de normas, princípios, preceitos, costumes, valores que norteiam o comportamento do indivíduo no seu grupo social.

    Diferença entre ética e moral:

    Ética é o principio, moral são aspectos de condutas especificas;
    Ética é temporal, moral é temporária;
    Ética é universal, moral é cultural;
    Ética é a pratica, moral é a Teoria.
    Direito e moral
    Direito e Moral podem ser facilmente associados se pensarmos o direito como sendo o conjunto de normas que tenta regular e organizar a vida em sociedade, solucionando os conflitos entre os indivíduos, visto que a moral é um ramo das Ciências Sociais que também se preocupa com o estudo de normas reguladoras da vida social.
    O Direito busca estabelecer o regramento de uma sociedade delimitada pelas fronteiras do Estado. As leis têm uma base territorial, elas valem apenas para aquela área geográfica onde uma determinada população ou seus delegados vivem. O Direito Civil, que é referencial utilizado no Brasil, baseia-se na lei escrita. A Comum Law, dos países anglo-saxões, baseia-se na jurisprudência. As sentenças dadas para cada caso em particular podem servir de base para a argumentação de novos casos. O Direito Civil é mais estático e a Common Law mais dinâmica.
    A Moral estabelece regras que são assumidas pela pessoa, como uma forma de garantir o seu bem-viver. A Moral independe das fronteiras geográficas e garante uma identidade entre pessoas que sequer se conhecem, mas utilizam este mesmo referencial moral comum.

    ResponderExcluir
  28. Transformações para normas morais
    Dissemos que o sistema moral de cada grupo social é elaborado ao longo do tempo de acordo com os valores reconhecidos por aquele grupo como significativos para a convivência social.
    Num primeiro momento, esses valores são adquiridos pelos indivíduos como uma herança cultural. Cada indivíduo assimila, desde a infância noções do que é bom e desejável, e também do que é ruim desaconselhável ou repugnante. De acordo com esses valores, ele passará a julgar como bons ou maus o seu próprio comportamento e dos outros.

    o Direito têm em comum a Ética uma vez que ambas se constituem em normas de comportamento. Apesar de todas normas serem imperativas ao fixarem diretrizes da conduta humana, apenas a jurídica é autorizante, o que a distingue da moral. Assim, a norma jurídica é bilateral, pois se dirige a duas pessoas e de duas maneiras: autorizante e imperativamente. De um lado, como imperativo, impõe dever a determinada pessoa, dizendo o que ela deve fazer; do outro, autoriza o lesado, por sua violação, a exigir o dever.
    Conclusão
    a sociedade é todo grupo. De pessoas que vivem e trabalham juntas durante um... Essencialista, moral individualista e ética de responsabilidade. É extremamente importante saber diferenciar a Ética da Moral e do Direito. Estas três áreas de conhecimento se distinguem, porém têm grandes vínculos e até mesmo sobreposições.
    E PORQUE ESTOU SEM ORKUT ENTAO MEU TABALHO ESTA AQUI ALUNA : JESSICA PEREIRA MOREIRA N°19 TURMA 09

    ResponderExcluir
  29. o comportamento ético é aquele que é considerado bom. Os filósofos antigos adotaram diversas posições na definição do que é bom, sobre como lidar com as prioridades em conflito dos indivíduos versus o todo, sobre a universalidade dos princípios éticos versus a "ética de situação". Nesta, o que está certo depende das circunstâncias e não de uma qualquer lei geral. E sobre se a bondade é determinada pelos resultados da ação ou pelos meios pelos quais os resultados são alcançados.
    Como doutrina filosófica, a ética é essencialmente especulativa e, a não ser quanto ao seu método analítico, jamais será normativa, característica esta exclusiva da moral. Portanto, a ética mostra o que era moralmente aceito na Grécia Antiga possibilitando uma comparação com o que é moralmente aceito hoje na Europa, por exemplo, indicando através da comparação, mudanças no comportamento humano e nas regras sociais e suas conseqüências, podendo daí, detectar problemas e/ou indicar caminhos. Nesse sentido, a ética e a moral, corroboram para formar subjetividades, ou seja, o modo como cada pessoa se constrói (pensa, age, fala, etc.).

    ALUNO:JAMES RESPLANDES
    3 ANO 009

    ResponderExcluir
  30. Moral é entendida como um conjunto de normas e regras, ética é entendida como a ciência da moral. As duas são atitudes que vão ser feitas pelo homem e classificadas como boa ou ruim pela sociedade. As coisas que são feitas pelo seres humano, é que vai diferenciar quando são atitudes certas ou erradas e, será julgada pelos demais membros formadores da humanidade que convivem em sociedade.
    Poder, geralmente, ea habilidade de impor a sua vontade sobre os outros, mesmo se estes resistirem de alguma maneira. Existem, dentro do contexto , diversos tipos de poder: o poder social, o poder econômico, o poder militar, o poder político, entre outros

    Aluno: Higgor Dos Santos Ferreira
    3ºano 12

    ResponderExcluir
  31. Moral , ética e poder, pode-se afirmar que é o conjunto de regras que uma pessoa deve seguir, com habilidade de saber destingüir o certo e o errado, com o conhecimento que é dado ao decorrer da vida.


    Aluno: Patrick Antunes
    Série: 3ª M.B.
    Turma: 09

    ResponderExcluir
  32. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  33. A partir dos vídeos percebi que a ética é a busca do conhecimento do ser para construir aquilo que deve ser. Cada vez é mais necessária uma ética, uma ética que coexista com o quotidiano das pessoas. Sendo especifica, para melhor analisar cada situação, sendo um bom exemplo disso os códigos éticos para as diferentes profissões. Isto acontece porque as pessoas têm que entender que as suas ações têm consequências não só para si, mas também para os outros, e que estas não podem ser encaradas só de um ponto de vista.

    Apesar de terem um fim semelhante: ajudar o Homem a construir um bom caráter para ser humanamente íntegro; a ética e a moral são muito distintas. A moral tem um caráter prático imediato, visto que faz parte integrante da vida quotidiana da sociedade e dos indivíduos, não só por ser um conjunto de regras e normas que regem a nossa existência, dizendo-nos o que devemos ou não fazer, mas também porque está presente no nosso discurso e influencia os nossos juízos e opiniões. A noção do imediato vem do fato de a usarmos continuamente. A ética, pelo contrário, é uma reflexão filosófica, logo puramente racional, sobre a moral. Assim, procura justificá-la e fundamentá-la, encontrando as regras que, efetivamente, são importantes e podem ser entendidas como uma boa conduta a nível mundial e aplicável a todos os sujeitos, o que faz com que a ética seja de caráter universalista, por oposto ao caráter restrito da moral, visto que esta pertence a indivíduos, comunidades e/ou sociedades, variando de pessoa para pessoa,

    Que responsabilizamo-nos moralmente a nós mesmos e aos outros por, no mínimo, algumas ações, quando as observamos do interior; mas não podemos dar conta do que teria de ser verdade para justificar tal juízo. A principal coisa que fazemos é comparar o ato ou a motivação com as alternativas, melhores ou piores, que foram deliberada ou implicitamente rejeitadas, embora a sua aceitação, nas circunstâncias, tivesse sido motivacionalmente compreensível. É este o cenário em que se projetam tanto uma compreensão interior da ação como um juízo do que deveria ter sido feito.

    Aluna: Lorena Carmelle
    3º ano 09

    ResponderExcluir
  34. No vídeo podemos aprender a diferenciar a ética da moral,e a importância para o jovem de saber sobre o assunto.
    Moral é um conjunto de regras no convívio, Nem todas as regras Morais são regras jurídicas.
    A ética não se resume ao estudo da moral, mas a todo o campo do conhecimento,ela é abrangia os campos que atualmente são denominados antropologia, psicologia, sociologia, economia, pedagogia, educação física, dietética e até mesmo política, em suma, campos direta ou indiretamente ligados a maneiras de viver.
    Resumindo a ética e a moral são dois valores muito importantes para o homem,por que ela em se significa ,respeitar o direito do outro.

    Aluno: Wallisson Mendes da Silva
    Turma: 11

    ResponderExcluir
  35. Moral é um conjunto de regras no convívio. O seu campo de aplicação é maior do que o campo do Direito. Nem todas as regras Morais são regras jurídicas. O campo da moral é mais amplo. A semelhança que o Direito tem com a Moral é que ambas são formas de controle social.

    ja ética indica o melhor modo de viver no cotidiano e na sociedade. Diferencia-se da moral, pois enquanto esta se fundamenta na obediência a normas.

    poder, geralmente,é a habilidade de impor a sua vontade sobre os outros, mesmo se estes resistirem de alguma maneira.

    Aluno: Alexandre Santiago Moreira
    3° turma: 09

    ResponderExcluir
  36. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  37. Moral significa valor relativo ou absoluto da conduta humana dentro de um espaço de tempo. Também pode ser considerado como tudo aquilo que promove o homem de uma forma integral e integrada. Integral significa a plena realização do homem, e integrada, o condicionamento a idêntico interesse do próximo. Dentro desta concepção constitui-se como um bem o que não comprometa o desenvolvimento integral do homem e nem afete igual interesse dos membros da sociedade.

    Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social.

    Poder é o direito de deliberar, agir e mandar e também, dependendo do contexto, a faculdade de exercer a autoridade, a soberania, ou o império de dada circunstância ou a posse do domínio, da influência ou da força.

    Aluna: Adriene Martins
    serie : 3° ano 09

    ResponderExcluir
  38. Nos vídeos podemos diferenciar a ética da moral,direito e moral, as normas morais e a importância dos jovens em saber sobre esses assuntos.
    Moral é entendido como um conjunto de normas e regras,ética é entendida como a ciência da moral.As duas são atitudes que vão ser feitas pelo homem e classificadas como boa ou ruim pela sociedade.
    Direito e Moral podem ser facilmente associados se pensarmos o direito como sendo o conjunto de normas que tentam regular e organizar a vida em sociedade, solucionando os conflitos entre os indivíduos, visto que a moral é um ramo das Ciências Sociais que também se preocupa com o estudo de normas reguladoras da vida social.Nem sempre é fácil diferenciar as normas do direito das normas da moral, em face de semelhança entre elas em muitos aspectos. Por exemplo, ambos os sistemas de normas, direito e moral, valorizam princípios como o respeito à vida, à liberdade, à integridade física, psicológica e espiritual dos homens, à propriedade legitimamente obtida, à igualdade de direitos, entre outros.
    As normas morais são obedecidas a partir da convicção íntima de cada índividuo.

    Letícia Rodrigues T:11

    ResponderExcluir
  39. Moral é entendido como um conjunto de normas e regras,ética é entendida como a ciência da moral.As duas são atitudes que vão ser feitas pelo homem e classificadas como boa ou ruim pela sociedade.
    Direito e Moral podem ser facilmente associados se pensarmos o direito como sendo o conjunto de normas que tentam regular e organizar a vida em sociedade, solucionando os conflitos entre os indivíduos, visto que a moral é um ramo das Ciências Sociais que também se preocupa com o estudo de normas reguladoras da vida social.
    As normas morais são obedecidas a partir da convicção íntima de cada individuo.

    Aluna: Bruna Moura
    Turma:11

    ResponderExcluir
  40. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  41. O poder, em termos éticos, é inerente à idéia de autoridade. Através da quantificação do poder pode-se medir a força da autoridade nas relações em que ela se manifesta. As idéias de poder e de autoridade estão, pois, intimamente ligadas a uma grandeza ética que designamos por vontade. O poder se concretiza quando se faz sensível aos seres humanos. A idéia de poder existe no mundo das relações humanas, em que o homem pensa, age e vive.
    A Ética, sendo uma ciência normativa, não é mera descrição daquilo que usualmente os homens
    fazem, mas assinala, ao contrário, uma aspiração no sentido de serem seguidas determinadas
    diretrizes consideradas necessárias ao aperfeiçoamento humano.
    O núcleo da idéia de ética é, portanto, a de regulação ou de normatização, ou melhor, de
    normação, um neologismo indispensável, a fim de não se confundir ‘normação’, que é o ato de
    estabelecer a norma, com ‘normatização’, que se refere mais propriamente à disciplina do agir.
    Um termo completa o outro.

    Aluna: Alessandra P.Martins T: 09

    ResponderExcluir
  42. MICILENE MOTA
    TUMA:16

    5)O Brasil apesar de ter conquistado muitas coisas ainda não conquistou a paz mundial,crianças sem ter onde morar,a criminalidade sem escolha,a fome.O Brasil precisa olhar para cima,ha humanidade tem esperança de um Brasil melhor e com unm simples gesto ele pode mudar.

    ResponderExcluir
  43. A confusão que acontece entre Moral e Ética.
    Ética significa modo de ser, e Moral significando costumes.

    Moral é um conjunto de normas que regulam o comportamento do homem em sociedade, e estas normas são adquiridas pela educação, pela tradição e pelo cotidiano. Moral como a “ciência dos costumes”, sendo algo anterior a própria sociedade. A Moral tem caráter obrigatório.
    Ética, defini como um “conjunto de valores que orientam o comportamento do homem em relação aos outros homens na sociedade em que vive, garantindo, o bem-estar social”, ou seja, Ética é a forma que o homem deve se comportar no seu meio social.

    Ética e Moral são os maiores valores do homem livre. Ambos significam "respeitar e venerar a vida".

    João Pedro Almeida
    serie: 3° turma: 09

    ResponderExcluir
  44. Nos vídeos nos mostra que:Moral é entendido como um conjunto de normas e regras,ética é entendida como a ciência da moral.As duas são atitudes que vão ser feitas pelo homem e classificadas como boa ou ruim pela sociedade.
    Direito e Moral podem ser facilmente associados se pensarmos o direito como sendo o conjunto de normas que tentam regular e organizar a vida em sociedade, solucionando os conflitos entre os indivíduos, visto que a moral é um ramo das Ciências Sociais que também se preocupa com o estudo de normas reguladoras da vida social.
    As normas morais são obedecidas a partir da convicção íntima de cada individuo.

    Aluna:Marinara
    Turma:11

    ResponderExcluir
  45. Moral é um conjunto de normas que regulam o comportamento do homem em sociedade, e estas normas são adquiridas pela educação, pela tradição e pelo cotidiano. Moral como a “ciência dos costumes”, sendo algo anterior a própria sociedade.Direito e Moral podem ser facilmente associados se pensarmos o direito como sendo o conjunto de normas que tentam regular e organizar a vida em sociedade, solucionando os conflitos entre os indivíduos, visto que a moral é um ramo das Ciências Sociais que também se preocupa com o estudo de normas reguladoras da vida social.Nem sempre é fácil diferenciar as normas do direito das normas da moral, em face de semelhança entre elas em muitos aspectos. Por exemplo, ambos os sistemas de normas, direito e moral, valorizam princípios como o respeito à vida, à liberdade, à integridade física, psicológica e espiritual dos homens, à propriedade legitimamente obtida, à igualdade de direitos, entre outros.Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social.Como doutrina filosófica, a ética é essencialmente especulativa e, a não ser quanto ao seu método analítico, jamais será normativa, característica esta exclusiva da moral. Portanto, a ética mostra o que era moralmente aceito na Grécia Antiga possibilitando uma comparação com o que é moralmente aceito hoje na Europa, por exemplo, indicando através da comparação, mudanças no comportamento humano e nas regras sociais e suas conseqüências, podendo daí, detectar problemas e/ou indicar caminhos. Nesse sentido, a ética e a moral, corroboram para formar subjetividades, ou seja, o modo como cada pessoa se constrói (pensa, age, fala, etc.).

    Aluna: Marina Barbosa Pires
    serie:3°ano turma : 09

    ResponderExcluir
  46. É extremamente importante saber diferenciar a Ética da Moral e do Direito. Estas três áreas de conhecimento se distinguem, porém têm grandes vínculos e até mesmo sobreposições.Tanto a Moral como o Direito baseiam-se em regras que visam estabelecer uma certa previsibilidade para as ações humanas. Ambas, porém, se diferenciam. A Moral estabelece regras que são assumidas pela pessoa, como uma forma de garantir o seu bem-viver. A Moral independe das fronteiras geográficas e garante uma identidade entre pessoas que sequer se conhecem, mas utilizam este mesmo referencial moral comum. O Direito busca estabelecer o regramento de uma sociedade delimitada pelas fronteiras do Estado. As leis tem uma base territorial, elas valem apenas para aquela área geográfica onde uma determinada população ou seus delegados vivem. O Direito Civil, que é referencial utilizado no Brasil, baseia-se na lei escrita. A Common Law, dos países anglo-saxões, baseia-se na jurisprudência. As sentenças dadas para cada caso em particular podem servir de base para a argumentação de novos casos. O Direito Civil é mais estático e a Common Law mais dinâmica. Alguns autores afirmam que o Direito é um sub-conjunto da Moral. Esta perspectiva pode gerar a conclusão de que toda a lei é moralmente aceitável. Inúmeras situações demonstram a existência de conflitos entre a Moral e o Direito. A desobediência civil ocorre quando argumentos morais impedem que uma pessoa acate uma determinada lei. Este é um exemplo de que a Moral e o Direito, apesar de referirem-se a uma mesma sociedade, podem ter perspectivas discordantes. A Ética é o estudo geral do que é bom ou mau. Um dos objetivos da Ética é a busca de justificativas para as regras propostas pela Moral e pelo Direito. Ela é diferente de ambos - Moral e Direito - pois não estabelece regras. Esta reflexão sobre a ação humana é que a caracteriza.

    Aluna : ENMILIANE U. GOMES
    TURMA : 09

    ResponderExcluir
  47. Podemos compreender que hoje a sociedade moderna em que vivemos há um distanciamento significativo entre ética a moral e o poder. Nas sociedades tradicionais, os valores que determinavam o comportamento do indivíduo eram os princípios morais e religiosos.O tema normalmente é tratado de forma que se indique a experiência moral e a norma moral como anteriores, a norma moral não é cogente, visto não depender do poder punitivo de uma autoridade pública pra se fazer valer.
    Ao contrário, cumprindo-se o que o Direito ordena, não há que ser questionada a vontade, a disposição. Várias passagens do Direito corroboram a tese faz intensa intimidade entre Direito e Moral.
    Historicamente essa ligação também pode ser provada, notando-se que anteriormente eram indistintas as práticas jurídicas, religiosas e morais. Mas qual seria a relação mantida entre Direito e Moral? O Direito se alimenta da moral, surge a partir dela, convive com ela e com ela troca conceitos e normas. A moral é o fim do Direito. Portanto, o Direito sem moral seria puro arbítrio,e não direito.Quando se trata da relação entre ética e política não há respostas fáceis. Há mesmo quem considere que esta é uma falsa questão, em outras palavras, que ética e política são como a água e o vinho: não se misturam. Quem pensa assim, adota uma postura que nega qualquer vínculo da política com a moral: os fins justificam os meios.
    ALUNA: BIANCA REIS
    3ºANO 12
    NUMERO: 41

    ResponderExcluir
  48. Obter conhecimento nunca e demais. No decorrer desse trabalho iremos entender melhor os princípios e o significado do que é Ética, poder e moral.

    A moral em si, estabeleci uma certa previsão para as ações humanas, podem estabelecer regras no qual ira garantir seu bem estar. Ela pode garantir uma identidade entre pessoas que não se conhecem.
    A ética e totalmente diferente da moral, enquanto a moral fala sobre tabus e costumes a ética busca fundamentar o bom modo de viver segundo o pensamento do ser humano. Apesar de tudo ela não deve ser confundida com a lei, embora a lei tenha como base de tudo princípios éticos.
    O poder quer dizer o direito de agir, de mandar de exercer sua autoridade sobre algo ou alguem, tem a posse do domínio é também vistas para muitos como a habilidade de impor suas vontades e desejos sobre os outros, há também vários tipos de poderes: social, econômico, militar e político.

    Agora sim tendo o conhecimento do que é ética, moral e poder pode-se falar abertamente sobre o assunto que no qual pode trazer muito conhecimento e saber.

    Aluna: Rebecca Coelho Cavalcante
    Serie: 3° ano
    Turma: 009

    ResponderExcluir
  49. Professora a postagem ta no perfil da rebecca mais e meu, Bárbara da turma 09, coloquei no dela pq nao tava dando pra postar e no dela sim!!!!

    Ouve-se falar muito em ética, ou seja é o modo de ser de cada ser humano, sendo mais direta pode-se definir ética como sendo um conjunto sistemático de conhecimentos racionais e objetivos a respeito do comportamento humano, muitas pessoas confundem ética com moral,mais são duas coisas totalmente diferentes. Ética: teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade.
    Moral: costume ou conjunto de normas ou regras adquiridas com o passar do tempo.
    O poder se expressa nas diversas relações sociais. O poder para a política significa a capacidade de impor algo sem alternativa para a desobediência, o poder coincide com autoridade.

    Aluna: Bárbara
    Serie: 3°
    Turma: 09

    ResponderExcluir
  50. A ética é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais. Do ponto de vista da Filosofia, a Ética é uma ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos.
    No vídeo podemos observar da importância de sabermos diferenciar a ética da moral e poder, conhecer seus princípios, a necessidade que o jovem tem de saber sobre o assunto.
    As doutrinas éticas fundamentais nascem e se desenvolvem em diferentes épocas e sociedades como respostas aos problemas básicos apresentados pelas relações entre os homens e em particular pelo seu comportamento moral efetivo.
    Ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social.
    Além dos princípios gerais que norteiam o bom funcionamento social, existe também a ética de determinados grupos ou locais específicos. Neste sentido, podemos citar: ética médica, ética de trabalho, ética empresarial, ética educacional, ética nos esportes, ética jornalística, ética na política, etc.
    Logo, podemos entender de moral um conjunto de normas e regras, ética é entendida como a ciência da moral. As duas são atitudes que vão ser feitas pelo homem e classificadas como boa ou ruim pela sociedade. As coisas que são feitas pelo seres humanos, é que vai diferenciar quando são atitudes certas ou erradas e, serão julgados pelos demais membros formadores da humanidade que convivem em sociedade.

    Aluno: Hélio Júnior
    Serie: 3º ano
    Turma: 12

    ResponderExcluir
  51. Nos vídeos é possível diferenciar a ética da moral, direito e moral, as normas morais e a importância dos jovens em saber sobre esses assuntos.
    Moral significa valor relativo ou absoluto da conduta humana dentro de um espaço de tempo. Também pode ser considerado como tudo aquilo que promove o homem de uma forma integral e integrada. Integral significa a plena realização do homem, e integrada, o condicionamento a idêntico interesse do próximo. Dentro desta concepção constitui-se como um bem o que não comprometa o desenvolvimento integral do homem e nem afete igual interesse dos membros da sociedade.
    A Moral sempre existiu, pois todo ser humano possui a consciência Moral que o leva a distinguir o bem do mal no contexto em que vive.
    Podemos dizer que hoje a sociedade moderna em que vivemos há um distanciamento significativo entre ética a moral e o poder. Nas sociedades tradicionais, os valores que determinavam o comportamento do indivíduo eram os princípios morais e religiosos. O tema normalmente é tratado de forma que se indique a experiência moral e a norma moral como anteriores, a norma moral não é cogente, visto não depender do poder punitivo de uma autoridade pública pra se fazer valer.
    Apesar de terem um fim semelhante: ajudar o Homem a construir um bom caráter para ser humanamente íntegro; a ética e a moral são muito distintas. A moral tem um caráter prático imediato, visto que faz parte integrante da vida quotidiana da sociedade e dos indivíduos, não só por ser um conjunto de regras e normas que regem a nossa existência, dizendo-nos o que devemos ou não fazer, mas também porque está presente no nosso discurso e influencia os nossos juízos e opiniões. A noção do imediato vem do fato de a usarmos continuamente. A ética, pelo contrário, é uma reflexão filosófica, logo puramente racional, sobre a moral. Assim, procura justificá-la e fundamentá-la, encontrando as regras que, efetivamente, são importantes e podem ser entendidas como uma boa conduta a nível mundial e aplicável a todos os sujeitos, o que faz com que a ética seja de caráter universalista, por oposto ao caráter restrito da moral, visto que esta pertence a indivíduos, comunidades e/ou sociedades, variando de pessoa para pessoa.
    O poder quer dizer o direito de agir, de mandar de exercer sua autoridade sobre algo ou alguem, tem a posse do domínio é também vistas para muitos como a habilidade de impor suas vontades e desejos sobre os outros, há também vários tipos de poderes: social, econômico, militar e político.

    Aluno: Lucas Frank
    Serie: 3º ano
    Turma: 12

    ResponderExcluir
  52. Faltou o poder :S

    O poder quer dizer o direito de agir, de mandar de exercer sua autoridade sobre algo ou alguem, tem a posse do domínio é também vistas para muitos como a habilidade de impor suas vontades e desejos sobre os outros, há também vários tipos de poderes: social, econômico, militar e político.
    Hélio T:12

    ResponderExcluir
  53. A Moral estabelece regras que são assumidas pela pessoa, como uma forma de garantir o seu bem-viver. A Moral independe das fronteiras geográficas e garante uma identidade entre pessoas que sequer se conhecem, mas utilizam este mesmo referencial moral comum.
    A Ética é o estudo geral do que é bom ou mau. Um dos objetivos da Ética é a busca de justificativas para as regras propostas pela Moral e pelo Direito. Ela é diferente de ambos - Moral e Direito - pois não estabelece regras. Esta reflexão sobre a ação humana é que a caracteriza.


    Aluno: Matheus Ribeiro
    Serie: 3º
    Turma: 12

    ResponderExcluir
  54. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  55. é o ramo da filosofia que busca estudar e indicar o melhor modo de viver no cotidiano e na sociedade.
    No meu entendimento e nos videos postados pela professora entendi que a ética defini como um conjunto de valores que orientam o nosso comportamento em relação aos dos outros na sociedade em que vivemos ou seja ética é a forma em que devemos se comportar no meio social.
    já a moral sempre existiu muito tempo atrás desde as sociedade primitivas, pois todo ser humano tem a consciência moral de distinguir o bem e o mal na sociedade em que vive.

    aluno: braythiner
    serie:3º 09

    ResponderExcluir
  56. A ética não se resume ao estudo da moral (entendida como "costume", do latim mos, mores), mas a todo o campo do conhecimento que não é abrangido na física, metafísica, estética, na lógica e nem na retórica. Assim, a ética abrangia os campos que atualmente são denominados antropologia, psicologia, sociologia, economia, pedagogia, educação física, dietética e até mesmo política, em suma, campos direta ou indiretamente ligados a maneiras de viver.A meu ver os videos mostram um conceito de ética.
    Aluno:Luan P.OLIVEIRA Gomes
    Turma:09

    ResponderExcluir
  57. Pelos videos podemos concluir que moral e ética sao entendidos como um conjunto de normas e regras, ética é entendida como a ciência da moral. As duas são atitudes que vão ser feitas pelo homem e classificadas como boa ou ruim pela sociedade. As coisas que são feitas pelo seres humano, é que vai diferenciar quando são atitudes certas ou erradas e, será julgada pelos demais membros formadores da humanidade que convivem em sociedade.Já o poder é a manifestação da autoridade, tanto diante de quem quer como de quem não quer, prevalecerá somente se a quantidade de forças que definem o seu poder bastar para vencer as que lhe são contrárias.
    Entre pessoas, a manifestação do poder é revelada por uma vontade da autoridade que enfrenta uma vontade, individual ou coletiva mais fraca.

    Caroline Cintra
    3 ano T: 09

    ResponderExcluir
  58. Após a visualização dos vídeos foi possível compreender que a filosofia moral nos ajuda a entender o mundo em que vivemos,distinguindo a ética e moral, a ética é instituída pelo comportamento virtuoso em relação a natureza em que vivemos ,em fim é a ciência de valores é algo permanente e universal , já a moral são os aspectos de condutas especificas , e algo temporal ,cultural e particularista que orientam o comportamento humano ,e a hierarquia de valores gera o poder .

    Turma: 10
    Alunos: Lucas Dias,João Victor.

    ResponderExcluir